Sexta, 17 de Janeiro de 2025
22°C 23°C
Imperatriz, MA
Publicidade

Governo do MA apresenta estudo preliminar para construção do primeiro parque ambiental de Imperatriz

Parque Ambiental de Imperatriz com 34 hectares será abrigado no bairro Santa Inês.

Angra Nascimento
Por: Angra Nascimento
05/12/2024 às 08h41 Atualizada em 05/12/2024 às 08h47
Governo do MA apresenta estudo preliminar para construção do primeiro parque ambiental de Imperatriz
Os estudos técnicos ainda projetam a expansão do parque  que contribuirá para o ordenamento urbano da cidade.

IMPERATRIZ - Em uma reunião realizada na última terça-feira (3), na sede da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), o Governo do Maranhão apresentou os estudos preliminares para a construção do primeiro parque ambiental de Imperatriz.

O encontro contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, do presidente da Agemsul, Vagtonio Brandão, do prefeito eleito Rildo Amaral e dos proprietários da área doada para viabilizar o projeto, João Jacó e Sirlene Lopes de Meneses.

Continua após a publicidade

Durante a apresentação, o arquiteto Marcos Borges detalhou os estudos técnicos e a concepção do novo parque. Borges é autor  de  projetos como o Parque do Rangedor e o do Itapiracó, considerados exemplos de sustentatabilidade, que conciliam preservação ambiental e qualidade de vida.

A área de 34 hectares no bairro Santa Inês abrigará o Parque Ambiental de Imperatriz, destinado à preservação ambiental, além de valorizar a criação de espaços para prática esportiva e cultural e o fomento ao turismo.

Segundo Borges, o projeto  incluirá a construção de  praças, microparques, jardins, áreas de lazer, cultura e educação ambiental. "Teremos uma infraestrutura inteligente, com estações de apoio à prática de caminhadas e espaços pensados para surpreender e encantar os visitantes. Este será um marco para a cidade e um estímulo à preservação ecológica", destacou o arquiteto.

Os estudos técnicos ainda projetam a expansão do parque  que contribuirá para o ordenamento urbano da cidade contribuindo para  a mobilidade e o crescimento de Imperatriz.

O prefeito eleito Rildo Amaral enfatizou o impacto positivo que o parque trará para a população. "O parque ambiental vai transformar nossa cidade, oferecendo um espaço de lazer, esporte, cultura e convivência para as famílias de Imperatriz. Estamos comprometidos em apoiar essa parceria para que o projeto se torne realidade".

Já o secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, ressaltou que o parque ambiental será um legado para a cidade. "Além de incentivar a prática esportiva e a convivência social, esse projeto simboliza o compromisso do governador Carlos Brandão e do empresário João Jacó com a qualidade de vida e a sustentabilidade. Será um marco para Imperatriz e toda a região".

O presidente da Agemsul, Vagtônio Brandão, reforçou o compromisso do governador Carlos Brandão em deixar um legado que contribuirá significativamente para a preservação ambiental e o equilíbrio entre o desenvolvimento urbano e a conservação da natureza.

"Além da preservação e a recuperação ambiental teremos um local que oferecerá para as pessoas o lazer, a cultura, as atividades educacativas e a promoção da saúde. A previsão é que o planejamento detalhado seja finalizado com o início das obras programado para o ano seguinte. O projeto promete ser um divisor de águas no desenvolvimento sustentável de Imperatriz, fortalecendo o vínculo da população com o meio ambiente", ressaltou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários