AÇAILÂNDIA - O governador, Carlos Brandão, esteve no último sábado, 21, em Açailândia, onde vistoriou obras estaduais nas áreas da educação, saúde e infraestrutura. As ações têm como objetivo dar continuidade ao pacote de investimentos nos municípios da região tocantina.
No município, governador e comitiva inspecionaram as obras de pavimentação asfáltica em vias urbanas da cidade, a reforma e ampliação da Unidade Vocacional do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) e a construção do Hospital Regional de Açailândia.
“É uma visita muito proveitosa, que mexe com a educação, com a saúde e com a infraestrutura. Assim segue o nosso governo, trabalhando todo dia, anunciando e fazendo vistorias de novas obras e inaugurando outras obras”, sublinhou Carlos Brandão.
Ruas e avenidas pavimentadas
Brandão percorreu ruas e avenidas em Açailândia vistoriando obras de pavimentação asfálticas que estão sendo executadas em vias urbanas pelo Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul).
As obras contemplam aproximadamente 50 vias urbanas de Açailândia, representando mais de 104,7 mil m² de pavimentação, beneficiando a população de mais de 10 bairros do município. “Estamos colocando aqui 15 km de asfalto dentro da cidade, onde vamos melhorar a mobilidade urbana do município. O objetivo é melhorar a mobilidade na cidade, para que as pessoas tenham um acesso melhor dentro das ruas”, informou o governador.
A diretora-geral do Iema, Cricielle Muniz; o secretário de Estado de Governo, Márcio Machado, o presidente da Agemsul, Vagtonio Brandão e o deputado estadual Antônio Pereira, foram alguns dos integrantes da comitiva estadual que acompanhou o governador durante as vistorias.
Para o presidente da Agemsul, Vagtonio Brandão o governador Carlos Brandão tem mostrado a importância de uma gestão municipalista com investimentos que chegam aos municípios da região tocantina. “São obras e serviços importantes para o município de Açailândia nas áreas de saúde, educação e infraestrutura que estamos executando por meio da Agemsul, com 15 km de pavimentação que beneficiará cinquenta vias trazendo mais mobilidade para a população”.
Vistoria Iema
Com investimento avaliado em R$ 912.108,24, as obras de reforma e ampliação da Unidade Vocacional incluíram pintura geral, manutenção da instalação elétrica, serviços de roçagem e capina, revisão na cobertura, manutenção dos banheiros, revitalização do piso em granilite, revisão hidrossanitária e manutenção em portas metálicas.
A unidade, que já conta com biblioteca, laboratório de química, sala de costura, auditório e salas de aula climatizadas, vai beneficiar, ao término da primeira etapa da intervenção, 90 jovens com os cursos de Eletricista Predial e Alongamento de Unha em Acrigel.
Com a conclusão da obra, prevista para o final do ano, serão ofertados ainda os cursos de Eletricista Industrial e Cabeleireiro. Os serviços estão sendo executados pela Secretaria de Estado de Governo (Segov).
“Estamos fazendo uma ampla reforma no Iema vocacional para dar oportunidade aos jovens para o mercado de trabalho. Aproveitamos para ver como está funcionando, quais são as pendências, como a gente pode melhorar, para que a gente possa aperfeiçoar a educação profissionalizante”, destacou Brandão.
Hospital Regional
Na sequência, Brandão e sua equipe visitaram as instalações do Hospital Regional de Açailândia. O hospital, que antes era uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), foi adaptado, ampliado e o processo de construção foi desenvolvido em três etapas.
A primeira etapa foi a adaptação do formato UPA para uma unidade de 50 leitos. A segunda etapa da obra consistiu na instalação de Centro Cirúrgico, Central de Material Esterilizado (CME), Laboratório e Edículas. As duas primeiras etapas já foram concluídas e estão em pleno funcionamento.
Atualmente a obra no hospital chegou a sua terceira e última etapa, com a execução dos serviços de ampliação e construção de mais 40 leitos; construção de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 10 leitos, refeitório, farmácia e vestuários.
A obra será finalizada até o mês de novembro. Atualmente estão em curso os serviços de perfuração de poço próprio e construção de novo castelo d'água (reservatório de água elevado) - área que está em obra. De acordo com o governador Carlos Brandão, o objetivo é implantar um hospital regional completo e ampliar a zona de internação e consultas para atender à crescente demanda de saúde na região.
“Aproveitamos para visitar o hospital regional, para a gente ver o andamento da obra, que parece que está faltando apenas a estação de tratamento de esgoto Em novembro a gente termina definitivamente a construção desse hospital”, frisou.
Mín. 25° Máx. 42°