AÇAILÂNDIA - A pesquisa conduzida pela empresa Econométrica Pesquisa Ltda, que apontava o candidato à prefeito de Açailândia, Dr. Benjamin, com a maioria das intenções de votos, foi suspensa pela 71ª Zona Eleitoral de Açailândia. Levantamento apresentou uma série de irregularidades, entre elas, falta de transparência relacionada ao seu financiamento.
A denúncia apontou que não foi possível constatar a origem do dinheiro que pagou a pesquisa. Além disso, a pesquisa não apresentou o Demonstrativo do Resultado de Exercício da empresa contratada, documento este exigido Resolução 23.600/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A pesquisa fraudulenta ainda utilizou formulário que não estavam em conformidade com os exigidos pela Justiça Eleitoral.
Pela grau de seriedade nas falhas identificadas, a juíza Selecina Henrique Locatell ordenou com urgência a suspensão da circulação dos dados apresentados em todos os meios de comunicação. Vale ressaltar que a pesquisa foi encomendada pela Rádio Litoral Maranhense.
Mín. 25° Máx. 42°