ESTREITO – Nesta última segunda-feira, 09, uma grande parceria entra as Secretarias Municipais de Administração, Meio Ambiente, Turismo e Limpeza Pública de Estreito, juntamente com a Secretarias de Limpeza Urbana, Meio Ambiente e a Brigada de Incêndios Florestais da cidade de Aguiarnópolis/TO, realizaram uma ação de limpeza na Ilha Cabral.
Após o fim da temporada de praias 2024, alguns campistas deixaram muito lixo jogados na areia, gerando um grande impacto ambiental. O material foi recolhido e acondicionado, tendo destinação correta, evitando que plásticos, garrafas, vidros e outros materiais fiquem enterrados na areia ou sejam levados pela água do Rio Tocantins.
Embora diversas campanhas e avisos sobre a responsabilidade do lixo produzido tenham sido realizadas, infelizmente, a quantidade encontrada de material na ilha foi grande, o que mostra que falta bom senso e consciência de muitos.
Os Brigadistas também alertaram para o perigo de incêndios por conta deste material, garrafas, plásticos e até palha podem ser combustível para grandes incêndios nesta época do ano, a Ilha possui uma grande área de vegetação, por isso a preocupação não só com o Rio Tocantins, mas com todo o bioma ali existente.
Além disso, os restos das construções de barracas, incluso do madeira e palha, foram incinerados, todo processo realizado pelos brigadistas, que seguiram protocolos evitando que o fogo se alastrasse e o material fosse destruído com a incineração. O procedimento foi realizado às 16:00 da segunda feira, as águas do Rio Tocantins subiram por conta da maior vazão da UHE as 18:00, ou seja, todo manejo envolvendo fogo foi cuidadosamente planejado, diferentemente de campistas que anteriormente causaram pânico ateando fogo em materiais de maneira completamente irresponsável.
A parceria entre os municípios de Estreito e Aguiarnópolis busca preservar a natureza e evitar que a ilha se transforme em um local sujo e perigoso por conta do lixo depositado. As barracas se transformaram em cinzas, o lixo foi retirado, estamos buscando contribuir com a preservação desta ilha que tanto nos orgulha e proporciona emprego e renda.
A preservação ambiental na nossa praia é crucial para manter a beleza natural e a saúde dos ecossistemas. A responsabilidade dos turistas em manter a praia limpa não apenas promove um ambiente agradável para todos, mas também protege a vida aquática e preserva a biodiversidade.
O descarte correto de resíduos, a conscientização sobre o impacto do lixo na vida aquática e a participação ativa em ações de limpeza são passos fundamentais para garantir que as praias continuem a ser destinos turísticos atrativos e sustentáveis para as gerações futuras. (Disse a Secretária de Meio Ambiente, Uelba Leite).
Mín. 25° Máx. 42°