Domingo, 16 de Março de 2025
21°C 31°C
Imperatriz, MA
Publicidade

A pedido do Dep. Rildo Amaral, Imperatriz é a primeira cidade no Brasil a receber programa TEAtivo

Projeto do Ministério do Esporte está sendo desenvolvido na Apae de Imperatriz. Lançamento aconteceu nesta terça-feira, 23.

Angra Nascimento
Por: Angra Nascimento Fonte: Assessoria de Comunicação
23/07/2024 às 15h06 Atualizada em 23/07/2024 às 15h10
A pedido do Dep. Rildo Amaral, Imperatriz é a primeira cidade no Brasil a receber programa TEAtivo
O TEAtivo chegou a Imperatriz a pedido do Deputado Estadual Rildo Amaral (PP) junto ao Ministro André Fufuca.

IMPERATRIZ - Imperatriz é a primeira cidade do Brasil a receber o Programa TEAtivo, uma iniciativa do Ministério do Esporte por meio da Secretaria Nacional de Paradesporto. O lançamento aconteceu na manhã desta terça-feira, 23, na Apae, em Imperatriz. O TEAtivo chegou a Imperatriz a pedido do Deputado Estadual Rildo Amaral (PP) junto ao Ministro André Fufuca.

O programa piloto vai atender 80 crianças a partir dos 6 anos de idade com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) com atividades esportivas: capoeira, atletismo, futsal e natação. Mesmo com o lançamento recente, o programa terá uma expansão gradual e pode ultrapassar 300 crianças atendidas somente na Apae de Imperatriz.

Continua após a publicidade

Os profissionais que estão atuando no Programa estão sendo capacitados pela Apae Brasil e as atividades com as crianças beneficiadas já começaram nesta terça-feira. O Ministério do Esporte também disponibilizou todo o material esportivo como uniformes e equipamentos para a execução das atividades.

“E nós estamos cuidando dele [do Programa TEAtivo] com muito carinho, capacitando os profissionais que estão atendendo os beneficiários, padronizando o protocolo de avaliação física, colocando esses dados em um aplicativo para que todos os profissionais tenham acesso às informações de desenvolvimento, de evolução dos assistidos. Nós acreditamos que esse é um movimento de esperança, que aqui em Imperatriz é o start para um novo momento”, comentou o Coordenador Nacional de Educação Física da Apae Brasil, Roberto Soares.

Segundo a Apae Imperatriz, o censo escolar mais recente apontou que mais de 500 crianças na rede regular de ensino de Imperatriz possuem diagnóstico de TEA. O Secretário Nacional de Paradesporto, Fábio Araújo, participou da programação representando o Ministro André Fufuca. “É um momento histórico que estamos presenciando aqui em Imperatriz. É um programa que o Ministro André Fufuca, desde o início, vem buscando recursos para poder implementá-lo. Hoje plantamos uma semente que vamos ver crescer”, projetou o Secretário.

O Deputado Estadual Rildo Amaral (PP), principal articulador para trazer o Programa TEAtivo para Imperatriz, participou do lançamento com muita alegria e agradeceu o Ministro André Fufuca, seu grande parceiro, por ter olhado para o seu estado e escolhido Imperatriz para o pontapé inicial da iniciativa do Ministério do Esporte.

“No começo do ano, meu amigo irmão, o Ministro Fufuca, me ligou mais de dez vezes para contar que o Programa TEAtivo ia vir para Imperatriz, tamanha era a alegria e entusiasmo dele. Ele é um grande parceiro, filho do Maranhão, que trouxe para a nossa terra o piloto desse programa tão importante para a inclusão das nossas crianças. Somente Imperatriz e Caxias terão polos do projeto, que vai para todas as capitais do nordeste. Eu estou muito feliz de fazer parte desse momento, de estar junto da Apae, essa instituição tão importante e que faz muito pela nossa população”, assinalou Rildo.

De acordo com a Secretaria Nacional de Paradesporto, até o final deste ano o Programa TEAtivo vai chegar às nove capitais do nordeste e em breve será expandido para todo o Brasil. O lançamento também recebeu o Presidente da Agemsul, Vagtônio Brandão, e outras autoridades representando órgãos e entidades aliados na luta pela inclusão em Imperatriz.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários