Quarta, 08 de Dezembro de 2021 13:33
(99) 98133-6017
Cidades PROJETO

Projeto do deputado Hildo Rocha garante exame de polissonografia pelo SUS

Projeto de autoria do parlamentar está tramitando na Tramita na Câmara.

10/11/2021 08h07
Por: Angra Nascimento Fonte: Assessoria
Projeto é do deputado Hildo Rocha.
Projeto é do deputado Hildo Rocha.

BRASÍLIA - Tramita na Câmara Projeto de Lei do deputado Hildo Rocha que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a disponibilizar exames de polissonografia para pacientes que necessitam de diagnóstico e tratamento de distúrbio conhecido como apneia do sono. 

De acordo com dados de um levantamento denominado Episono (Estudo Epidemiológico do Sono) um dos mais importantes projetos de investigação sobre a prevalência dos distúrbios de sono no mundo, mais de 60% da população brasileira sofre com problemas de sono e 32,9% têm apneia do sono.

“Além de inúmeros danos à saúde, a apneia pode levar a óbito. Essa doença ajuda a desenvolver a síndrome metabólica. Quem apresenta essa síndrome tem maior tendencia a ter enfarto do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outros problemas graves”, enfatizou Hildo Rocha.

Diagnóstico

O principal exame para saber se a pessoa tem apneia do sono é a polissonografia, exame não invasivo feito enquanto o paciente está dormindo. Durante o exame são verificados fatores como: atividade elétrica cerebral e muscular; movimento dos olhos; fluxo do ar pelo nariz e boca; esforço respiratório e níveis de oxigênio no sangue.

A polissonografia é recomendada quando os pacientes apresentam os seguintes sintomas: dificuldade para dormir; ronco excessivo durante o sono; acorda várias vezes à noite, mesmo que por poucos segundos e de forma imperceptível; paradas da respiração ou sufocamento durante o sono; muitos pesadelos; perda involuntária de urina durante o sono; excesso de sono e cansaço durante o dia; dor de cabeça pela manhã; diminuição do rendimento nos estudos ou trabalho; alterações da concentração e da memória; irritabilidade e depressão.

“É um exame caro e incomum que por não ser oferecido pela rede pública de saúde é inacessível para a maioria das pessoas que necessitam fazer o exame. Por esse motivo, apresentei o Projeto de Lei, que recebeu o número 3715/2021. Esse projeto, de minha autoria, assegura a realização da polissonografia pelo SUS. Dormir bem é fundamental para a saúde e para qualidade de vida de todas as pessoas”, ressaltou Hildo Rocha.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.