Quinta, 21 de Outubro de 2021 08:58
(99) 98133-6017
Cidades ENCONTRO

Setembro azul é lembrado pelo Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade em Imperatriz

Trata-se do mês de conscientização sobre a visibilidade da comunidade surda.

29/09/2021 11h00
Por: Ana Paula Fonte: Assessoria
 Evento foi realizado no auditório da Universidade Aberta do Brasil, UAB.
Evento foi realizado no auditório da Universidade Aberta do Brasil, UAB.

IMPERATRIZ - O Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (Siadi), vinculado à Secretaria de Educação (Semed), promoveu nesta terça-feira (28), encontro com servidores e alunos em alusão ao mês Setembro Azul e às datas comemorativas desse período, incluindo 26 e 30 de setembro, Dia Nacional e Internacional do Surdo e do tradutor/intérprete, respectivamente.

Momento realizado na Universidade Aberta do Brasil (UAB), contou com a participação do secretário de Educação, José Antonio Pereira, com momento de acolhida e destaques sobre a atuação da Semed voltada à educação bilíngue.

A atividade principal ficou por conta da palestra com o tema o “Surdos e a Libras – Desafios e conquistas”, ministrada pela instrutora de Libras, Rayane Felix. “É um momento para destacar as lutas e os direitos conquistados pela comunidade surda. Como ofertamos o curso de libras, nesse espaço há alunos ouvintes e surdos que precisam desse momento para ter diálogo e conhecimento”, destacou Leila Lopes, coordenadora do Siadi.

O secretário de Educação elogiou o evento e aproveitou a oportunidade para divulgar sobre a aprovação pelo Governo Federal do projeto de reforma da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Prof. Telasco Pereira Filho, com a finalidade de acolher e aprimorar a educação inclusiva. “Temos que sempre nos colocar no lugar do outro, buscando a inclusão plena, não só para o surdo, mas todas as pessoas com deficiência”.

Setembro azul – Escolhido por ser um mês cheio de significados na história nacional e internacional. Conheça algumas datas:

Dia 10 – Dia Mundial da Língua de Sinais

Dia 23 – Dia Internacional da Língua de Sinais

Dia 26 – Dia Nacional dos Surdos

Dia 30 – Dia Internacional do Surdo e Dia Internacional da Tradução e do Tradutor/Intérprete

Além disso, também foi promovida uma conversa com relato de experiências com a intérprete de Libras, Aleilde Tavares, da rede municipal de ensino, sobre a experiência durante a pandemia e o atendimento aos alunos surdos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.